HISTORIAS & SONS

HISTORIAS & SONS

sábado, 6 de setembro de 2014



Colaboração do amigo e historiador João Carlos Figueiroa

Banda São Benedito e maestro e professor de música Primo Carnitti, provavelmente na lateral da Casa do Barão de Serra Negra, em Vitoriana. Mas poderá ser em outro lugar. Não há identificação precisa. O maestro veio de Avaré, montou escola nas proximidades da praça Isabel Arruda. 

A Praga de Monsenhor Ferrari

Falando sobre a Banda São Benedito, mencionei anteriormente ”a Praga de Monsenhor Ferrari”, agora é hora de explicar o assunto. É muito comum a presença das bandas de musica tocado em procissões religiosas, e no inicio do século passado as bandas de musicas em nossa cidade eram independentes, e nas procissões da época os músicos tocavam em troca de um jantar.


Mas, era Semana Santa e estavam programadas quatro procissões e o maestro exigiu do monsenhor o pagamento em dinheiro pelas apresentações, trezentos mil réis, a serem divididos entre os 26 músicos integravam a corporação, o valor foi pago, mas segundo o historiador o Vigário teria dito que é o último dinheiro que iriam receber, pois banda de musica nesta terra nunca mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário