HISTORIAS & SONS

HISTORIAS & SONS

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014



MAESTRO ANDRÉ MACHADO

Algumas vezes nós temos tanto a dizer mas ficamos enroscados na quantidade de informações ou melhor neste caso especifico na emoção. E por este motivo resolvi simplesmente fazer uma cópia do texto existente nas páginas 293 e 294, da escritora Maria Amélia Blasi de Toledo Piza, Botucatu - Notas Musicais.
Nas paginas citadas encontramos um pequeno relato sobre a vida do Maestro André de Almeida Machado, pessoa com a qual tive a oportunidade e prazer de conhecer quando tinha aproximadamente 12 anos de idade, quando por três vezes na semana me dirigia a uma das salas do piso superior do Mercado Municipal de Botucatu para ter meu primeiro contato com a teoria musical. É bom lembrar que Maestro André de Almeida Machado nada tem a ver com Maestro André Rocha, ambos importante para a historia musical de nossa cidade, mas que viveram em períodos distintos.
"Andre de Almeida Machado nasceu em Porangaba-SP, em 30 de outubro de 1918, filho de Benedito de Almeida Machado e Julia Antulini.
Iniciou o aprendizado musical em  Porangaba, ainda muito jovem como Martinho Olímpio da Silva, passando aos treze anos de idade, para o Maestro Sr. Antonio de Oliveira Pinto (mais conhecido nos meios musicais da região como Toninho Cristovão), já na Banda Santo Antonio, em Porangaba. Tocou também na Banda Santa Cecília. Estudou  harmonia através de livros, com orientação de vários maestros que conheceu. Além de Maestro e Compositor, foi também instrumentista, dominando o Clarinete, Saxofone e Requinta.
De 1954 a 1964, foi regente da Corporação Musical Santo Antonio da cidade de Porangaba. De 1966 a junho de 1968, foi musico da Corporação Musical Porangabense, como contramestre. Neste período participou de vários concursos e festivais de Bandas e Fanfarras promovidos pela Rádio Municipalista de Botucatu, quando chegou a ser Tricampeão com a referida Corporação.
A partir de junho de 1968 assumiu a regência da Corporação Musical "Dr. Damião Pinheiro Machado de Botucatu", sendo contratado pelo Prefeito Municipal da época Sr. Amaral Amando de Barros, para reorganizar a referida corporação que estava parada, permanecendo como Maestro até o ano de 1990. Em Botucatu voltou aos estudos de harmonia e composição, com o professor e maestro Aécio de Souza Salvador. Durante todo esse período compôs muitos Dobrados, Marchas, Valsas, Sambas, fez diversos arranjos de musicas populares. Sua retidão e dedicação ao trabalho mantiveram sempre elevado espírito na Corporação Musical "Dr. Damião Pinheiro Machado". Após sua aposentadoria ainda voltou a reger a Corporação Musical Santo Antonio, da qual, foi o último maestro. Além de musico sempre se dedicou a  lavoura.

Faleceu em 31/01/2003 na cidade de Botucatu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário